SEJAM BEM VINDOS!

Preparativos para festinha de 1 aninho e como lidar com os imprevistos!!

Sei que uma festa se prepara com muito tempo de antecedência,  é o que se espera, mas com a gente aqui, por causa da nossa correria diária e também por causa dos inúmeros imprevistos, daqui ha exatos 2 meses será o aniversário dos meus bebês e pasmem, até hoje não tem um balão comprado. De repente passou e eu estou aqui sem saber por onde começar, o que fazer, onde comprar, como calcular, enfim, são muitas dúvidas e eu estou desesperada. A início de conversa, decidimos que não será uma grande festa, apesar de querer muito, mas levamos em consideração de que bebês de 1 aninho ainda não entendem nada, e são muito imprevisíveis, portanto a festa dos sonhos pode se tornar um pesadelo, e não seremos felizes!!!!
Estava a pensar muito aqui e comecei a pesquisar,  de repente eu me deparo com este artigo que confirmou o que imaginei, bebês desta idade precisam de um cuidado maior, e precisamos respeitar seu horários, seu estado de humor naquele dia e sabermos que precisamos estar preparados para os imprevistos, que são muitos, prova disto foi o batizado deles há 15 dias atrás, ficou muito bom,clima gostoso, pessoas especiais, mas passamos alguns apertos como o estresse dos bebês diante de tanta gente estranha e todo mundo querendo pegar neles ao mesmo tempo. Outra coisa, faltou muita estrutura e por pouco a comida não dava, pensamos em um número X de convidados e no final das contas apareceram umas 30 pessoas a mais e não estávamos preparados para isto. Diante deste grande imprevisto, os copos, colheres, pratos, todos os descartáveis acabaram, foi aquela muvuca, mas contornamos e creio que pouca gente percebeu isto. AFFFF!!!!
Então o primeiro a se pensar é que VEM SEMPRE PESSOAS A MAIS, nisto aprendi e vou aplicar no niver deles, sempre comprar a mais o que servir e principalmente MESMO QUE SOBRE, faça comida e bebida a mais, sinceramente, se chegam mais 3 pessoas ficavam sem comer. O refrigerante também acabou e tivemos que ir as pressas, sem dar alarde, comprar mais. A sorte é que fizemos um churrasco e este tinha muita carne, e nisto acredito que os que bebem não focaram tanto no almoço, para nossa sorte, senão passaríamos vergonha.
Outra coisa muito importante, OS BEBÊS PRECISAM DESCANSAR, um dia de festa é muito para eles, aqui aconteceu isto, víamos nos olhinhos deles a estafa, todo mundo que veio quis colocar no colo e com razão né gente, mas isso causou um estresse neles, tivemos momentos de choro intenso, outra hora de estranhamento e no final já estavam descabelados, sujinhos e com os olhinhos bem caidinhos de sono, pra se ter uma ideia  eles não conseguem dormir sem um banho, acostumaram, choram "pedindo banho" e quando todos foram embora, eles desmaiaram... 
A intimidade da casa fica muito "invadida", se é que me entendem, algumas pessoas entram no quarto da gente, dos bebês, sentam em nossas camas, entram comendo, bebendo, no momento da troca de fraldas, enfim. Neste caso fiquei sim incomodada, mas fazer o que né, precisávamos receber as pessoas e elas estavam ali querendo dar atenção, nós é que deveríamos ter prevenido. Portanto, para o aniversário deles, penso em criar um lugar de descanso para os bebês, fora do quarto da gente ou deles, tipo deixar o chiqueirinho arrumadinho para quando eles quiserem descansar, ou nosso quarto de visita.
Preparem-se alguma avaria vai acontecer, vai quebrar pratos, copos, vasilhas...deixe o mínimo possível a vista e para uso.
Espaço para crianças é outro ponto extremamente relevante, principalmente em festas de aniversário, que no caso é para crianças né, aqui não nos preparamos para o batizado e as crianças que vieram ficaram sem lugar, no final começaram a querer brincar dentro de casa, entre os convidados, sendo assim, preparem um local para que corram, pulem, brinquem... não sei se no caso de 1 aninho seja ideal criar um espaço de recreação com pula-pula, escorrega, ainda não sei, mas mesmo que não seja assim, que tenha um local especial, vago, para brincarem. 
Bom o que escrevi acima são fatos verídicos que aconteceram aqui e que quero evitar na festinha de 1 aninho deles, espero que tenha alertado e ajudado.

VAMOS AO ARTIGO
Motivo para comemorar não falta!Você tem toda razão de querer comemorar o primeiro aniversário de vida do seu filho. Além do que, há tanta coisa bonita no mercado que dá vontade de fazer a mesa de bolo mais linda do mundo e convidar todos os amigos e familiares. É óbvio que seu filho merece. Se você quiser e puder investir na festa, vá em frente. 
Se não puder, ou não achar necessário, porém, não há nenhum motivo para se sentir culpada. 
Com essa idade, o tamanho da comemoração não faz diferença para a criança. Se você fizer só um bolinho em casa, com meia dúzia dos parentes mais próximos, seu filho sentirá o gostinho da festa e você vai ter uma boa recordação. Talvez ele fique até mais tranquilo e à vontade que em meio a uma multidão. 
É preciso levar em conta a criança com 1 ano de idade, a maioria das crianças não é muito chegada a pessoas estranhas, nem gosta de lugares novos. Muita balbúrdia pode assustar bebês mais tímidos, e, por mais que seu filho já tenha amiguinhos, ele ainda não é capaz de brincar com eles, apenas ao lado deles. 
O que um bebê dessa idade mais gosta é de atenção individual. Adora brincar com as pessoas às quais está acostumado e seu principal passatempo é fazer papai e mamãe darem risada! Tudo isso mostra que uma festinha pequena já é suficiente para alegrar o bebê. 
Se mesmo assim o sonho da sua vida for dar uma megafesta para o seu filho, programe-a para um horário em que ele esteja descansado, e esteja preparada para ter de "recolhê-lo" por um tempo da festa se estiver muito assustado. E reveja suas expectativas: com bebês dessa idade, não é muito improvável que bem naquele dia ele resolva dormir exatamente na hora do parabéns, ou que acorde com febre
Leve os imprevistos na esportiva e aproveite você para receber os amigos, se tiver que deixar a estrela da festa mais resguardada. 
O horário da festa: Seu filho já deve ter uma rotina mais ou menos fixa de sonecas durante o dia. O mais seguro é programar a festinha para o meio da tarde, quando ele tiver tirado a soneca de depois do almoço e estiver descansado. Um horário como 16h também vai agradar os pais de outras crianças pequenas. 
A festa também não precisa ser muito longa. É provável que seu filho acabe ficando irritado se a festa começar às 16h e o parabéns só for acontecer lá pelas 20h. Isso vale ainda mais se houver vários outros convidados da mesma idade. Uma vez que um comece a chorar, todos vão chorar também, e não era bem esse o coro que você estava imaginando para a hora do bolo. 
Recreação: Festas de aniversário de 1 ano normalmente nem precisam de recreação, pois na maioria das vezes há muito mais convidados adultos que crianças -- a não ser em famílias com muitos primos ou quando o bebê tem irmãos um pouco mais velhos. 
Deixe para investir em atividades divertidas nas próximas festas. Espalhe alguns brinquedos do seu filho e pronto! Caso você tenha uma piscina de bolinhas ou algo parecido, as crianças vão gostar. Se quiser, organize uma brincadeira de roda ou algo bem simples. O ideal é ter um espaço livre para que a criança possa engatinhar ou arriscar os primeiros passos sem trombar com os convidados. 
O que servir: Lembre-se de que os convidados são bebês, e que muitos pais preferem que crianças pequenas ainda não comam chocolate, por exemplo. Por isso, é boa ideia ter alternativas ao brigadeiro entre os docinhos, e pode valer a pena fazer um bolo branco, com doce de leite, por exemplo. E cuidado com a vela na hora do parabéns -- é mais provável que seu filho queira pôr a mão nela, em vez de tentar soprar. 
Em vez de garfinhos de plástico, ofereça colheres aos convidados bebês -- garfinhos de plástico podem quebrar ao ser mordidos. 
Sirva água e suco para as crianças pequenas, e evite oferecer aos adultos amendoim ou outros alimentos com que os bebês possam engasgar. 
Nessa idade, gelatina serve mais como brinquedo que como comida, e certamente vai acabar no chão. Se houver muitos convidados da mesma idade, vale a pena investir em potinhos de sobremesas tipo iogurte para oferecer. Sanduíches simples, fáceis de morder, também fazem sucesso, assim como pães de queijo. 
Escolhendo o tema: Na festa de 1 ano, o tema não faz muita diferença, já que a criança ainda não demonstrou nenhum grande interesse. Aproveite sua chance de escolher à vontade! Balões, pratinhos e copinhos coloridos já criam um bom visual para as fotos, por isso a festa nem precisa ter "tema". 
Lembrancinhas: A não ser que haja crianças um pouco maiores, você pode até abrir mão das lembrancinhas. Não dê balas e pirulitos para bebês, já que eles podem ser perigosos. Se você quiser mesmo oferecer uma lembrancinha, procure escolher alguma coisa que seja, além de bonitinha, útil, como livros de história ou copinhos e pratinhos infantis. 
Que tipo de presente comprar: Crianças de 1 ano adoram qualquer coisa que faça barulho ou tenha luzes (ou ambos!). Há vários brinquedos desse tipo no mercado. Mas pode ser uma coisa mais simples também. Livrinhos de páginas rígidas, com texturas diferentes para serem sentidas com os dedos, fazem sucesso e são resistentes. Livros tradicionais, com histórias para serem lidas por um adulto, música e filmes são outras idéias. 
Brinquedos de puxar e de empurrar são especialmente atraentes nessa fase, quando as crianças estão perto de andar. Se quiser dar um presente maior, pode investir num carrinho ou velocípede, de preferência com uma haste para um adulto empurrar, já que ainda vai demorar algum tempo para o bebê conseguir pedalar. 
Roupas também são ótimos presentes para essa idade. O bebê ainda não faz objeções e o estoque de presentes da época do nascimento a essa altura já deve ter acabado. 

Mais dicas para que a festa seja um sucesso
Deixe um trocador à disposição dos convidados. 
Ofereça um lugar tranquilo para bebês mamarem ou dormirem. 
Se a festa for em casa, tire seu animal de estimação de circulação -- para a segurança dele próprio! 
Fique de olho no chão, durante a festa, para não deixar nenhum objeto engolível ou perigoso ao alcance dos bebês (principalmente restos de balões estourados). 
Os bebês vão brincar um ao lado do outro, e não juntos. Deixe alguns brinquedos à mão num espaço livre, onde eles possam circular pelo chão. 
Tente relaxar -- faça as coisas no ritmo do bebê e tente se desvencilhar da sua idéia pré-concebida de como seria a festa perfeita. Talvez não seja nada daquilo que você sonhou. 
Recrute um voluntário para tirar fotos ou filmar a festa. Você vai estar muito ocupada para fazer isso, e corre o risco de ficar sem a lembrança. 


CONTINUA.........

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!