SEJAM BEM VINDOS!

Gravidez pós-perda: como foi

Agora vou falar da gravidez pós - perda, algo muito complicado, quem tá passando por este momento pode se preparar para enfrentar as mais diversas sensações, que vão da alegria extrema ao alcançar a graça da nova gestação, o medo que chega a ser um pavor quando associamos as duas histórias, enfim, um momento de muita instabilidade na vida de uma mulher. 
Bom, eu passei por uma nova gravidez, e isso aconteceu muito rápido, exatos 9 mêses depois da perda do meu amado Lucas, eu engravidei novamente, não foi programado por mim, mas por meu marido srsrrrs, é verdade, ele queria tanto reconstituir a vida, retomar tudo que uma nova gravidez era tudo pra ele, agora me perguntem: e para mim? Respondo imediatamente: não sei exatamente o que responder, mas eu queria muito um filho, mas o medo, o trauma foi tão grande que isso me impedia de "andar pra frente", de querer viver tudo de novo, porque quendo ou não, para mulher é mais complicado, é reviver tudo fisicamente e psicologicamente, afinal somos nós que engravidamos srrsrsrs. Depois de muito pensar eu decidi tentar de novo e  da primeira tentativa eu não consegui, fiquei na expectativa, fiz exame de gravidez, porque devido a ansiedade a menstruaçõ até atrasou mesmo e no mês seguinte, quando eu menos esperava, eu engravidei, e já sabia que estava grávida, só fiz o exame para levar pro médico ver. 
Foi um longo caminho, as 37 semanas mais longas da minha vida, eu não sabia como reagir a tudo, eu fiquei super feliz, mas ao mesmo tempo o medo me impedia de viver intensamente, era uma nova gravidez e infelizmente eu não conseguia desassociar as histórias, eu pensava estar vivendo tudo novamente e sempre pensava que no final daria errado de novo, mesmo sabendo que era tudo novo e que a fé que tenho em Deus não permitiria que eu engravidasse pra dar errado.
Diante deste drama vivido por uma mulher que engravida depois de perder um bebê, eu deixei de viver a gravidez e hoje arrependo, mas ao mesmo tempo me perdôo porque não é fácil, é compreensível todas as reações diante da situação.Foi tudo tão intenso e dramático que até o final eu não comprei nada de enxoval, não montei quartinho nada, apesar de que eu tinha o enxoval do Lucas guardado, eu ainda tinha uma mocinha e mesmo sendo louca com uma filha eu não me premiti dar o "ataque de rosa", não comprei uma peça de roupa pra ela, nas ultimas semanas minha mãe que veio pra minha casa e ela resolveu entrar e mexer no enxoval e lavar tudo, minha concunhada veio com umas roupas de menina que ela havia ganhado pra mim e lavou, passou e me ajudou a arrumar tudo, foi assim gente, um drama, sabe o que é você querer e não conseguir mover, literalmente, eu não conseguia mover-me, eu não tinha coragem de comprar nada. Outra coisa, infelizmente, da qual me arrependo, eu não me apegava a barriga, não cantava pra eles, não acariciava, por causa do medo, nossa, hoje me arependo tanto disto, e com eles aqui eu faço de tudo pra recompensar esta ausência durante a gravidez, eu brinco muito com eles, abraço, beijo, acaricio, converso demais, pra criar o vínculo que não fiz na gravidez.
Então é isto, estive pensando muito sobre isto hoje e vim aqui, achando um tempinho enquanto eles dormem pra eu poder escrever aqui, porque quem estiver grávida novamente saiba que não é fácil, mas um conselho eu dou, mesmo que o medo seja maior, tentem criar um vículo, comprem roupinhas, arrume tudo acaricie a barriga, pois tudo passa muito rápido, creiam que tudo dará certo.

4 comentários:

  1. Oi Marissa
    também sou mãe de um anjinho e as vezes me pego fazendo comparações etc.Estou grávida de 4 meses, 18 semanas e o medo realmente grita, muitas vezes o pavor de perder um filho novamente..
    Foi muito útil ouvir isso de você que tem a experiência e sabe como é alegria envolta a medo de uma nova gravidez. Meu filho morreu em 18/01/2012 e em abril fiquei grávida de novo, pra alguns loucura, mas para mim é sentir como uma nova oportunidade .. um filho não substitui outro mas eu me senti um pouco fora de mim com a perda dele, e estar grávida de novo me trouxe de volta a sensação de vida, de lutar pela vida e de esperar em deus por todas as coisas.
    Um super beijo, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Marissa, vc realmente escreveu exatamente sobre tudo que penso e tenho medo... desde a vontade do meu marido, que hoje é mais evidente que a minha pois realmente somos nós mulheres que passamos por diversas transformações durante a gestação até este bloqueio quanto a curtir uma nova gravidez. Eu estou assim, se engravidar, ótimo, quero muito, porém não estou mais fazendo disto o meu objetivo de vida, sabe? Talvez até seja uma forma de "fugir" sei lá de todo este trauma juntamente com o medo de passar por tudo novamente... apesar de cada gravidez ser única, tbém ficarei travada quanto a curtir uma nova gravidez, comprar roupinhas etc... vc é uma vitoriosa e um grande exemplo de superação para todas nós. Bjks para vc e para os bb's.
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por sua nova gravidez, que Deus abençõe, realmente não é fácil, mas Deus dará a vcs este presente. Curta a gravidez, não deixe o medo tomar conta como aconteceu comigo, seja amável com o novo bebezinho...curta a gravidez. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Giuli, obrigada pelas palavras, cada comentário que vejo aqui dizendo que estou de certa forma ajudando me faz sentir útil nesta vida!!!Quanto ao que disse, realmente acontece, não deveria, porque é outra gravidez como falamos, mas como dizer isto ao coração, a mente que ainda está marcada...bom, desejo que logo venha seu bebezinho e conte sempre comigo, grande abraço... Vou passar la no seu blog tá...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!